sexta-feira, 15 de abril de 2005

#49 – Sejamos Felizes para Sempre... até que a ganância nos separe.

Enquanto fazia o download de músicas (pelo Kazaa) da Ivete Sangalo, percebi algo que tornou-se uma certa novidade para mim. A mesma Ivete Sangalo surgiu de um grupo chamado "Eva" (nunca me liguei em grupos baianos) e então percebi que é crescente o número de "artista" que começam em um grupo e no auge da fama, partem para a carreira solo, sendo até bem sucedidos.
Mas aí vem a questão: "será que vale a pena desvencilhar-se de um grupo, que ajudou a criar fama para ser sucedido numa carreira solo, deixado de lado os demais integrantes?"
Vejo, sob esse ponto de vista um dos males da humanidade: o da ganância e egocentrismo. Muitas vezes, esses artistas tornam-se até arrogantes ao ponto de acharem-se mais importante que os demais ex-companheiros.
Isso também ocorre nos relacionamentos interpessoais e muitas vezes com casais, aonde se dizem amar um ao outro e no entanto, "pulam" a cerca sob a alegação de necessidade "fisiológica", sem admitirem ao menos que o/a outro/a faça o mesmo.
Oras!!! Se não há mais como conviver com a pessoa, desmanche-se os laços assumidos no matrimônio, façam as divisões de bens e cada um para o seu lado. No entanto, a realidade é que cada um quer mais para si, esquecendo dos momentos difíceis em que passaram juntos.
Essa cultura reflete-se inclusive no meio empresarial, aonde a ganância pelo lucro rápido faz com que paguem-se salários baixos, cobrem produtividade altíssima e não reconhecem o mérito de seus funcionários pelo império que cresce dia-após-dia.
Felizmente, essa cultura vem mudando aos poucos e alguns empresários começam a enxergar de forma mais nítida, de que com ganância, não se vai muito longe e dividindo o que tem, ganha-se muito mais.
Enquanto a maioria mantiver a mentalidade egocêntrica, vai continuar ser difícil conviver num mundo de tanta ganância...

PS: Sou contra a pirataria e não copio cd's pela internet. Entretanto, compro cd's com no mínimo de 75% de músicas que me agradam ou de algum artista o qual tenho grande carinho.