quarta-feira, 29 de julho de 2009

#142 - Sentimento Eterno

É incrível como as pessoas levam certos sentimentos por tanto tempo e conseguem transferir por gerações a frente. Temos vários exemplos na tv e até mesmo nas telas de cinema. Na vida real, então, os exemplos são inúmeros, inclusive na sociedade (por ex.: racismo, discriminação religiosa) e a nossa família não fica imune a isso.
Morei em um prédio, cujo apartamento era do meu tio, que era "dividido" em dois grupos de pessoas que não se falavam entre si. Nunca gostei de "panelinhas" e muito menos de tomar partido de um ou outro grupo. E mesmo assim, tive que conviver por um tempo no meio de uma guerra que não era minha.
Ainda existem os casos que ocorrem dentro da família, aonde um parente que não se dá bem com outro, acaba não apresentando e não permitindo que sua prole tenha qualquer tipo de relacionamento ou coisa do tipo com os parentes desafetos.
Busco ser uma boa pessoa, sempre. No entanto, meus parentes (tios e primos, principalmente) são distantes, apesar de tão próximos e eu chego ao ponto de ignorá-los mas jamais odiá-los ou impedir que minha sobrinha tenha contato com eles. O que fizeram foi passado e não fico cultivando "as mágoas" adiante. Aliás, as únicas ocasiões em que minha família (tios, primos, pais etc.) são os enterros e no aniversário da caçula da família que é a minha sobrinha linda. Em março desse ano houve um evento que "reuniu" a família e sinceramente, não percebi diferença entre essa ocasião e uma festa de estranhos. Sempre há o murmurinho de que "fulano" não fez bem a "sicrano" que por sua vez sacaneou "beltrano". O que ouvi foi, resumidamente dizendo: "por que vou tratar o filho dele (noivo) bem, se no meu casamento o pai dele (do noivo) me sacaneou? Por que devo fazer diferente?".
Já disse e repito: quem vive de passado é museu e arqueólogo.
¿Abraços!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

#141 - Individualismo x Egoísmo.

- Egoísmo: amor exclusivo de sua pessoa e de seus interesses; conjunto de propensões ou instintos adaptados à conservação do indivíduo.
- Individualismo: posição de espírito oposta à solidariedade; teoria que fez prevalecer o direito individual sobre o coletivo.
Pois é! Vejo que muita gente confunde individualismo com egoísmo e essa confusão me fez refletir sobre tais características e aonde elas se encaixam em mim. Já conheci pessoas egoístas e até mesmo individualistas. Algumas, conseguem ter as duas "qualidades" juntas o que faz com que não sejam bem vindas ao meu círculo social. Não estou aqui com intenção de pré-julgar ninguém, até porque é necessário que sejamos um pouco egoístas e um pouco individualistas, para não perdermos o foco do amor próprio. Mas fico chocado, ainda, com a quantidade de pessoas egoístas e individualistas. E por mais que a vida lhes preguem peças e lições, muitas pessoas não aprendem.
Todos nós temos uma dose de egoísmos, senão não faríamos as coisas por fazer. O interesse nosso vem a frente de outras coisas, no entanto, devemos agir com ética e respeito ao próximo. E quanto ao individualismo, temos que ser mas jamais deixar de pensar naqueles que podemos ajudar. Minha avó já dizia: "tudo demais, aborrece". Acredito que seja assim com tudo na vida, seja para algo de bom ou ruim. Em exagero, nada dá certo.
¿Abraços!

terça-feira, 14 de julho de 2009

#140 - Quem sou eu?

É...
Mais um aniversário chegando e muita coisa ainda por fazer. E o que passou!?... Passou! Só acumulo as coisas boas que aprendi, que não foram nos melhores momentos, diga-se de passagem.
Tudo continua caminhando para frente, as vezes num ritmo acelerado, outras vezes com o ritmo reduzido, mas sempre indo para frente.
Para deixar registrado esse dia, descreverei aqui um pouco de mim, para os que não conhecem ainda e algumas curiosidades:

Nome: Willian de Azevedo Tirapelli.
Nascimento: 14-07-1973.
Cidade: Rio de Janeiro - RJ.
Signo: Câncer.
Esporte: Corridas Automobilísticas.
Time: Botafogo (apesar de não gostar de futebol).
GRES: Portela.
Cor: Azul.
Lugar: Paraná e Minas Gerais.
Comida: Churrasco e Massa (apesar da promessa de abandonar a carne a partir dos 40).
Qualidade: Fidelidade.
Defeito: Sinceridade.
Lazer: filmes, livros, música.
Filmes: Ação.
Músicas: Exceto pagode "mela-cueca" e funk.
Pessoas: Família, amigos, todos as demais.

Sou uma pessoa pacata, apesar de sentir saudades da época da ditadura militar (pela ordem que tínhamos na rua), sou sentimental, como bom canceriano, me emociono vendo filmes, apreciando a caridade alheia ou até mesmo com o espetáculo da natureza. O respeito ao próximo e à natureza sempre foi meu ponto forte, mas não me confunda com um idiota.
Apesar de ser uma pessoa simples, que freqüenta todo o tipo de lugar, tenho preferência pelos melhores. Perdoem-me os que adoram lugares como "Norte Grill", mas eu prefiro mesmo é um "Porcão".
Busco ser uma pessoa legal, entretanto não fico sorrindo para todos, até porque não vivo numa clínica dentária. Conquistar-me é tão fácil quanto se imagina, entretanto não vou dar a dica, senão perde a graça.
Tento ser o mais ético possível, apesar de acreditar que a ética é para poucas pessoas. Ética, caráter e bondade andam juntos.
No mais, fiquem a vontade para apreciar, ou não, um pouco de mim ao longo dos 139 textos anteriores.
¿Beijos! & ¿Abraços!

sábado, 11 de julho de 2009

#139 - Valeu! Fica para a próxima...

... para a próxima encarnação, se possível.
Ainda hoje, fico pasmo com o que vejo e presencio por aí. Muita gente fala (e a natureza confirma) que o ser-humano é podre (nos sentidos figurado e literário da palavra). As vezes, penso que é excesso de frescura minha e em outras lembro da criação que tive, do zelo que minha mãe e avó tinham na cozinha e na hora de manusear os alimentos etc. Higiene e limpeza são essenciais para mim, sempre!
Associado a isso, vem a questão da aparência, que para os grandes "chefs" é muito importante, pois a prato elaborado começa a ser comido , pelo cliente, com os olhos.
Sem querer se desfazer de nenhum de meus amigos, fui convidado, há um tempo atrás, para jantar na casa de uma colega (namorada de um amigo) após a minha saída do trabalho às 23h e confesso que um "churrasquinho de gato" seria mais apropriado. Por quê!?... Tive uma grata surpresa ao chegar na casa dela. O jantar era um composto de duas massas com um molho não identificável (de cor pálida) e com bastante "champion". O mais grave disso tudo foi ver a dona da casa sentada no chão, abraçada a um cachorro que mais se assemelhava a um pônei, de tão grande que o bicho era e assistindo a troca de carícias, beijos que um fazia no outro (e eu lembrando de quem fez a comida) além dos diversos peidos que o cachorro dava.
Ainda que tenha um estômago de Avestruz, tenho uma memória ótima e com certeza, quando você me convidar para sua casa, obrigado! Vamos para um bar?
¿Abraços!

sábado, 4 de julho de 2009

#138 - Vou virar acionista.

Época de Imposto de Renda. Ao começar o preenchimento do formulário do ano 2008, deparei-me com uma informação da qual tive uma surpresa: a quantidade de ações judiciais que ativei e as que ainda estão em andamento. Desde a 1ª ação (trabalhista contra o Itaú), e após ter passado um período trabalhando na Contax, ouvindo os clientes reclamarem por erros da Oi e Telemar e aos altos brados diziam que iriam à justiça, resolvi seguir os conselhos de "meus clientes".
A primeira ação foi contra a Vivo, por ter tido minha linha cadastrada em duas faturas, simultaneamente. A seguinte foi contra o PanAmericano por não terem excluído meu nome do SPC/ SERASA, mesmo depois de ter pago uma dívida que tinha com eles. Contra o ASB, pesou o fato de não terem concedido a devida amortização quando liquidei antecipadamente um empréstimo. No caso da IbiOdonto/ C&A, além de não ter recebido a carteirinha para atendimento (obrigatório, conforme rege o contrato) e ainda fizeram o cadastro errado, confundindo-me com uma mulher. A Losango, além de fazer "venda casada", elabora contratos com cláusulas ambígüas. Contra a Oi fixo, há o agravante deles cobrarem o valor do serviço de banda larga, Velox, pelo valor normal, tendo em vista que o valor para a cidade do Rio de Janeiro é promocional e ainda vigente, assim como em Belo Horizonte. E para finalizar, por enquanto, o mega processo contra a Contax que ocorrerá em Julho/ 2008 (este artigo foi escrito no início do mês de Março/ 2008). E de ação em ação, chegarei lá.
¿Beijos!