domingo, 22 de setembro de 2024

#299 - Ser bom dá trabalho!

 

Talvez esse seja um tema recorrente, mas no atual estágio em que me encontro, preciso falar das dores que sinto, por exercer o dever de ser bom. Dores pelo descaso das pessoas, pela ignorância de muitos e por entender que o mundo é complexo e que cada ser tem o seu tempo evolutivo.
Sim! Ser bondoso não é tão fácil, haja vista que quem precisa de auxílio, quase que sempre, está num estágio de sofrimento e dor.
Porém, há também a questão de não praticar o mal e não deixar-se vencer pela "tentação" de agir de forma impulsiva.
Além do fato de estar auxiliando outras pessoas, pesa sobre mim a convivência com um pai tóxico, alcoólatra e ignorante, onde toda a minha energia é sugada, por ter que tolerar tudo que ele faz de errado na casa: a bagunça, a sujeira, a desordem e por vezes, a incompetência de fazer algo correto.
Ao contrário da minha mãe, em que não perdíamos tempo em discutir, com ele já é bem diferente. E isso talvez esteja me fazendo mal, pois a convivência com ele é cada vez menos boa, a energia que ele traz não é das melhores e minha paciência, associada a outros fatores que contribuem para a minha falta de "equilíbrio" não tem contribuído para uma harmonização entre ambos.
E por mais que venha sinalizando o meu cansaço para as pessoas, o mundo é apático aos problemas alheios e a mim, só resta a resignação e seguir o meu caminho, como Ele quer, tentando manter a sanidade e o mínimo de equilíbrio.
¿Beijos!

#298 - Ler ou não ler: eis a questão?

 

Com a ampliação da tecnologia, numa promessa de "facilidade" para as pessoas, percebemos que a "grande massa" (no mundo) retardou em relação a capacidade de pensar, raciocinar e, inclusive, de usar o corpo para que ele foi feito (mobilidade total).

Além do sério problema que o excesso de luminosidade causa à visão das pessoa, o celular fez com que muitos perdessem a capacidade de concentração, haja vista que as redes sociais são alimentadas, cada vez mais, com conteúdos de alto impacto e com menor tempo de exibição.

Ou seja, o que antes veio para "facilitar" a vida das pessoas, hoje transformou-se numa espécie de "prisão" intelectual, onde as informações mais inúteis possíveis disputam espaço com o saber, o conhecimento, a curiosidade e muitas vezes, em meio a informações falsas e com viés provocativo para fomentar discórdia e brigas.

Por esse motivo, me impus a meta de ler, quase que diariamente, um ou mais livros, a fim de manter-me instruído e continuar com esse tão saudável hábito.

¿Abraços!

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

#297 - Paz...!?

O fato de desejar paz, não significa que queira ficar na inércia, mas poder desenvolver tudo que tenho planejado com o mínimo de irritação. E é aí que está o "x" da questão. Preciso fazer um negócio funcionar, preciso de alguém para me ajudar, preciso de companhia, preciso de ter a casa limpa, preciso de um tempo menor de deslocamento, preciso de ir e voltar sem solavancos ou espremido dentro de um ônibus lotado, não preciso de um pai alcoólatra, bagunceiro, acumulador, sem noção de higiene e que anda peidando pela casa como se não houvesse amanhã, além de "cagar" no banheiro todo quando chega embriagado.
Sinceramente, até para escrever está ficando difícil... amizades inexistentes, frustrações tomando dimensões que não estou mais conseguindo controlar, tempo escasso, problemas de casa (pai) para resolver, ajuda aos outros, que não posso negar...
Até quando?