O uso da máscara facial não é uma questão de "incômodo" ou "estética".
Para o atual momento em que o mundo está passando, o uso de tal acessório reflete em algo que muita gente não tem o costume de lidar, que se trata de: RESPEITO. O mundo passa por um momento muito grave de crise pandêmica e vejo que ainda tem muita gente ignorando o fato de que há um agente infectante no ar. E em contato com algumas dessas pessoas, a maioria das alegações são de que, pelo fato de já terem tido a doença, elas se acham na desobrigação do uso da máscara, ignorando até a informação de que estas passam a ser agentes infectantes.
Percebe-se aí, que a ignorância não se dá pelo fato das pessoas não terem informações (porque há sim, muita informação), mas pelo fato delas ignorarem o mal que podem fazer ao próximo e mais ainda, demonstrarem a apatia e falta de respeito para com o próximo.
E esse sentimento apático (que venho percebendo com bastante frequência), é notório quando passo por alguém sem máscara e esta me olha com cara de "desprezo". E tal acontecimento se dá com gente de todo o tipo: homens, mulheres, novos, velhos, de toda classe social...
Ou seja, a falta de respeito e amor ao próximo ainda são uma constante entre essas pessoas, o que só mostra que a evolução do mundo ainda demorará bastante, haja vista que o sentimento egoísta, egocêntrico, individualista e exclusivista atrasam na melhoria do mundo.
¿Abraços!