quarta-feira, 28 de novembro de 2007

#87 - Eles chegaram lá...

Estou aqui para comentar de empresas que há certo tempo eram dadas como praticamente, mortas...
Tenho observado empresas como Bobs, Grupo Pão de Açúcar, Apple, Geneal, entre outras, simplesmente atravessaram uma fase muito ruim de suas "vidas" e estão aí firmes e fortes.
Quem diria que tais empresas estariam em evidência hoje? É o caso da rede de fast food nacional, Bob's, que foi fundada em 1952 e foi soberana até a chegada do exemplo de excelente atendimento que é o Mc Donald's em 1979.
Foi o que faltava para fechar de vez todas as lojas da rede Bob's em definitivo. Demorou, mas o atendimento melhorou e os sanduíches ficaram a diferença. Aliás, a ressurreição de algumas velhas receitas foi fundamental para que a rede não perdesse sua identidade e desse a volta por cima, como o famoso Hot Dog (cachorro quente tradicional), Vaca Preta (milkshake de Coca-Cola) e o Misto Quente de Banana. O Milkshake de Ovomaltine não tem igual. Conclusão... A rede Mc Donald's encolheu e a do Bob's firmou-se como a única a ter participação em todo o território nacional (do Acre ao Rio Grande do Sul), além da expansão internacional.
O caso do Grupo Pão de Açúcar, foi mais complexa e as brigas familiares internas estavam levando a empresa à bancarrota, quando o seqüestro de um dos membros da família, o senhor Abílio Diniz foi fundamental para que sua reestruturação ocorresse afim de salvar a empresa e torná-la uma das maiores do setor varegista nacional.
Quanto a Apple, fabricantes do melhor computador do mundo, andava muito "mal das pernas" até que o seu fundador Steve Jobs voltou para dirigir a empresa e voltando-a para a Era da Informática, trouxe os holofotes para ela com o lançamento do iPod e recentemente do iPhone.
A estória do Geneal, poucas pessoas saberão, pois foi uma empresa fornecedora de cachorro-quente por muitos anos na orla do Rio de Janeiro desde 1963, na época em que não existiam quiosques e sim traillers e nos jogos do Maracanã. A marca sumiu entre 1983 e 1999, quando ressurgiu e para o deleite dos cariocas, voltou inclusive nos shoppings da cidade.
Viva a capacidade de dar a volta por cima.
¿Beijos!

3 comentários:

Joyce disse...

o meu primeiro scanner era da apple... nem sei onde ele está mais...
Beijos

Andre Vidal disse...

Eu ainda vou ter um Ipod!!!!!!
Ah, olha lá no Milkshake que eu coloquei post novo!

Alberto Pereira Jr. disse...

determinação.. talento e competência por parte da direção fizeram essas empresas darem a volta por cima....
gente adooooro o milkshake de ovomaltine do bob´s.. mas prefiro os lanches do mc..