segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

#93 - Como se mede uma pessoa?

Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento.
Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.
Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.
Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.
É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.
Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho.
¿Beijos!

6 comentários:

Milkshake disse...

Infelizmente as pessoas ainda medem as outras apenas ao olhar na primeira vez, e ja transparecem se gostaram ou não, acham qua ja podem julgar...
Meu conselho: Conheça primeiro, veja os lados positivos, negativos, depois julgue!
Algo semelhante vem acontecendo comigo, e você sabe do que estou falando!

Milkshake disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RodrigoBrower disse...

Medir é uma palavra complicada. Mas temos que ter uma visão de igual pra igual. Pq em relacionamento, tendemos a ver o outro como melhor e nós como o resto, o lixo. Ai é muito ruim, eu tento me colocar sempre em primeiro lugar. ;D Bjs

Fabi disse...

Uma pessoa é enorme pra mim, quando me faz sorrir, quando me faz feliz com pequenas coisas, quando me conquista com palavras, com olhares, com atitudes...
Ela deixa de ser grande quando eu descubro que por trás de tudo aquilo que sempre admirei, existe uma máscara.
Pessoas pequenas usam máscaras.

André Kaworu disse...

Olá...realmente as pessoas podem ser medidas pelas suas atitudes e maneiras de agir perante a vida e com os amigos. Concordo plenamente com o que vc escreveu. abraço =]

OS Z ETES disse...

Lindo seu texto! Acho bacana quando as pessoas conseguem "materializar" aquilo o que sente, fazendo com que esse sentimento fique mais claro de se entender. Todos nós sentimos algo, mas poucos conseguem expressar bem o que sentimos. Você sente e expressa muito bem.
Grande pessoa, você!