
Adoro propaganda e marketing, pois ela incentiva e induz as pessoas a comprar algo que só passam a sentir necessidade quando vêem as demonstrações do quão é necessário aquilo que até pouco tempo atrás não tinha menor importância. Por outro lado, tudo que é oferecido é mais do que válido, pois estamos em um processo evolutivo, principalmente na área tecnológica.
E nisso, até mesmo o Brasil há tempo deixou de ser o país tupiniquim das peças baratas e sem qualidade.
Alguns produtos de preço inferior estão melhores do que antigamente e estamos a frente de vários países em muitas área, por incrível que pareça.
Mas é inegável dizer que a nossa propaganda é uma das melhores do mundo. Temos diversas agências publicitárias, muitas estrangeiras, algumas poucas nacionais mas todas com uma coisa em comum: o espírito do brasileiro.
O desempenho das propagandas são medidas pelo "share of mind" ou "top of mind" e venhamos e convenhamos: quem não se lembra?
- Da famosa propaganda de lançamento do Big Mac (com o fundo musical: "dois hambúrgueres, alface, queijo molho especial, cebola e picles num pão com gergelim");
- Do Natal mágico da Coca-Cola aonde víamos passar os ônibus e caminhões com as lâmpadas pequeninas em volta dos veículos, piscando à noite;
- Das propagandas ousadas da Beneton em que eles pregam a mistura das cores, a preocupação com o meio ambiente e a harmonização entre as raças;
- Da palha de aço Bombril, que apesar de simples, tem 1001 utilidades;
- Das propagandas do Itaú - Banco feito para você, com vários outdoors gigantescos nos formatos físicos e linguisticos de acordo com o perfil do cliente;
- Dos bichinhos da Parmalat que regressaram às televisões e outras mídias, 11 anos depois de sua primeira aparição.
Se eu for mencionar a metade das propagandas que classifico como ótimas, levarei muito tempo escrevendo e com certeza não citarei nem uma quarta parte do grande acervo existente.
Elejo Nizan Guanaes como o melhor publicitário brasileiro de todos os tempos e Oliviero Toscani como o mais ousado e brilhante de todo o planeta.
Qual a sua propaganda favorita?
¿Até!