terça-feira, 19 de agosto de 2025

#307 - A atitude que envergonha o banquete

Sabe aquele momento em que tudo está bonito, servido com cuidado, mas alguém aparece com um prato que parece ter sido montado com pressa, desleixo ou gula? Pois é. O problema não é o prato — é a atitude. Mas, mais do que a atitude de quem exagera na porção no autosserviço (como se não tivessem outras pessoas em volta ou como se não pudesse voltar para continuar a saborear a refeição), é quando o(a) indivíduo(a) deixa mais do que "restos", demostrando uma falta de respeito enorme para com toda a sociedade: quem prepara a refeição, quem vai fazer a limpeza e principalmente àqueles que não têm o que comer.

O ambiente que deveria ser de troca, beleza, partilha etc. se transforma numa zona de caos e desrespeito, inclusive com quem está presente, pela disputa por comida, ignorando todos os protocolos de postura, etiqueta e bom senso. É o prato que destoa, o gesto que fere o coletivo. E, infelizmente, essa escolha não é individual, mas de um grupo que denuncia a falta de senso e educação.

Vivemos cercados de banquetes — oportunidades de convivência, beleza, afeto, aprendizado. Mas sempre há quem insista em transformar a própria travessa numa afronta ao todo. Talvez nem percebam. Talvez não se importem.

¿Abraços!

Nenhum comentário: