segunda-feira, 19 de novembro de 2007

#86 - Viva os Japoneses

Miniaturismo é a técnica de projetar e construir em escala reduzida os mais diversos objetos, veículos, máquinas etc., que podem ser feitos de grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais, madeira e isopor. Seu uso pode ser profissional ou apenas como passatempo (hobby). Um bom exemplo são as maquetes.
Depois de terem duas cidades (Hiroshima e Nagasaki) completamente arruinadas pelas ogivas nucleares norte-americanas, os japoneses depararam-se numa situação econômica frágil, tudo isso por conseqüência da II Guerra Mundial.
Derrotados, eles viram-se numa situação "humilhante" de ter que aceitar ajuda dos EUA afim de se restabelecerem novamente.
Nessa ficou comprovada a máxima de que "há males que vem para o bem", pois com isso, os japoneses aperfeiçoaram-se nos estudos e na cópia da tecnologia (muito bem por sinal) norte-americana com uma diferenciação que os levariam ao status de potência novamente - a miniaturização de produtos, principalmente os eletro-eletrônicos para o mundo.
Não só a miniaturização mas o grande empenho do país em desenvolver novas teconologias o levou a uma categoria respeitável no planeta. Lógico que isso não é uma característica pura do Japão, pois outros países são tão bons quantos. No entanto, a particularidade da guerra e de um povo sofrido faz a diferença, além do espaço hiper reduzido que eles têm em relação a quantidade de habitantes..
A teconologia, associada ao empenho do povo e dedicação, levaram esse país a um status de exemplo para o resto do mundo, que dia após dia cria algo de novo e cada vez menor.
Quem não tem um produto que não seja de uma empresa japonesa? Aqui em casa tenho uma televisão da Samsung e um vídeo-cassete (acreditem se quiser) da Sanyo. Apesar de elogiar os japoneses e toda a teconologia deles, os meus celulares foram ou são filandeses. Veja como eles ficam pequeno a cada aparelho que troco! Detalhe que os meus primeiros aparelhos, antes da Nokia eram bem maiores do que o primeiro da foto.
¿Beijos!

4 comentários:

Anônimo disse...

E viva ao Japão!! Bjs

Andre Vidal disse...

Nokia forever
6060
6101
2310
3220
etc...
Meu comentário está lá na comunidade no orkut!

Milkshake/ ALV

Alberto Pereira Jr. disse...

ainda to pra ver povo mais obstinada do que japonês...
realmente em pouco tempo eles conseguiram recriar uma nação destruída pela guerra.. e superar muitos daqueles que já eram grandes potências na época..

Anônimo disse...

Oiii!!!
Ufa... Maquete, não posso nem ouvir esta palavra, minha filha faz arquitetura, haja dinheiro com estas maquetes.
Uma ótima semana!
Bjus!