segunda-feira, 16 de junho de 2008

#110 - Quer Pagar Quanto?

Adoro propaganda e marketing, pois ela incentiva e induz as pessoas a comprar algo que só passam a sentir necessidade quando vêem as demonstrações do quão é necessário aquilo que até pouco tempo atrás não tinha menor importância. Por outro lado, tudo que é oferecido é mais do que válido, pois estamos em um processo evolutivo, principalmente na área tecnológica.
E nisso, até mesmo o Brasil há tempo deixou de ser o país tupiniquim das peças baratas e sem qualidade.
Alguns produtos de preço inferior estão melhores do que antigamente e estamos a frente de vários países em muitas área, por incrível que pareça.
Mas é inegável dizer que a nossa propaganda é uma das melhores do mundo. Temos diversas agências publicitárias, muitas estrangeiras, algumas poucas nacionais mas todas com uma coisa em comum: o espírito do brasileiro.
O desempenho das propagandas são medidas pelo "share of mind" ou "top of mind" e venhamos e convenhamos: quem não se lembra?
- Da famosa propaganda de lançamento do Big Mac (com o fundo musical: "dois hambúrgueres, alface, queijo molho especial, cebola e picles num pão com gergelim");
- Do Natal mágico da Coca-Cola aonde víamos passar os ônibus e caminhões com as lâmpadas pequeninas em volta dos veículos, piscando à noite;
- Das propagandas ousadas da Beneton em que eles pregam a mistura das cores, a preocupação com o meio ambiente e a harmonização entre as raças;
- Da palha de aço Bombril, que apesar de simples, tem 1001 utilidades;
- Das propagandas do Itaú - Banco feito para você, com vários outdoors gigantescos nos formatos físicos e linguisticos de acordo com o perfil do cliente;
- Dos bichinhos da Parmalat que regressaram às televisões e outras mídias, 11 anos depois de sua primeira aparição.
Se eu for mencionar a metade das propagandas que classifico como ótimas, levarei muito tempo escrevendo e com certeza não citarei nem uma quarta parte do grande acervo existente.
Elejo Nizan Guanaes como o melhor publicitário brasileiro de todos os tempos e Oliviero Toscani como o mais ousado e brilhante de todo o planeta.
Qual a sua propaganda favorita?
¿Até!

11 comentários:

Anônimo disse...

Para publicitario como eu, esse post é tudoooo... adooooorei!!!
Eu tenho vários comerciais favoritos!!

Anônimo disse...

Eu gostava daqueles outdoors da Veja, que eram o mais puro sarcasmo. Como por exemplo, "Conheça o padre (Marcelo Rossi) e o pacote (econômico) que estão fazendo o Brasil rezar". Ou então "Menores de rua: o que você pode fazer além de fechar o vidro do carro".

Salut.

P.S.: Já ouviu a Mitsubishi FM? Muito boa.

Tarco Rosa disse...

Nossa, são tantas! Quase quarenta anos assistindo a propagandas! Mas me lembrei de uma em especial: na década de 80, lipton tea! "Vejam só essas velhinhas tomando lipton tea"... Lembra-se?

Anônimo disse...

Oi..gostei muito do post, e concordo o brasil é um páis de ótimos publicitários e muita gente criativa. minha propaganda preferida é a do big mac, que mesmo não comendo o dito cujo eu lembro dela as vezes quando alguém me fala sobre mc donald´s. abraços e boa semana

Anônimo disse...

Eu adoro as do Mc..eles sempre tentam cativar pelo clima do restaurante e nem tanto pelo que se come, mas como eu trabalhei lá sou meio suspeito..rs..ótimo post. Bjs

Consuelo Mischelly Padilha disse...

A melhor propaganda que assisti foi Amanda Lepore passando baton no corpo todo!

Rashay, bee.

Carol Maria disse...

A da pipoca e da pizza com guaraná também é bem clássica. Eu sugiro que você faça uma série de posts, Controversy, assuntinho muitobom, todo mundo adora ;)

Jú Carvalho disse...

ADOREEEEI, o blog, o post, tudiinho!
rs, a mais pura verdade, queria que matemática tivesse entrado na minha cabeça como o comercial da Garoto, ou a musiquinha do Big Mac x).
Comercial favorito?
Ah é difícil... Porque, eu confesso, às vezes assito tv só para ver como andam os comerciais rs...
E cara, tu tá certo, essa é uma coisa do qual os brasileiros podem e devem se orgulhar. Afinal é no espírito brasileiro( que você citou) que mora o jeitinho brasileiro de conseguir o que quer né!
PARABÉNS pelo post, e pelo blog, perfeitos *-*!

Alberto Pereira Jr. disse...

a eu gosto muito de propaganda.. tem uma sbem criativas mesmo...

:)

Unknown disse...

Nossa, essa do Lipton Tea o amigo aí "desenterrou"! Hehehe, mas é muito boa mesmo, eu me lembro direitinho! Mas se não me engano, ela passava no ano de 1990 também!
Outra propaganda que marcou foi aquela do menino de olhos vendados da Sadia (lambram-se? do presunto, etc?)... As do Guaraná Antarctica também eram boas, principalmente aquela que mostra um casal "dando uns amassos" e chega a irmãzinha da garota pedindo que o cara abra a garrafa de Guaraná para ela... rs... Enfim, muitas propagandas marcaram as nossas vidas...

melissa disse...

Essa propaganda não é encontrada em lugar nenhum. Já tentei achar, mas não consegui.