segunda-feira, 7 de julho de 2008

#112 - Quem deveriam ser nossos políticos?

Vejo com tristeza a nossa classe política e com certa alegria ao ver que há um "racha" entre as posições a favor de oposição ao governo e vejo que a classe não está tão satisfeita com os males que começam aparecer.
Conversando um dia desses com um amigo, comentei sobre ética e moral e a influência dela em nossas vidas.
Aí eu pergunto: por que existe a lei?
As respostas, tanto a minha quanto a dele foram unânimes: porque as pessoas não tem senso ético, não respeitam o próximo, não são solidários, são egocêntricos e gananciosos, não respeitam a natureza, não tem senso de cooperativismo mútuo etc.
Enfim, temos que ser "moldados" por leis devido a ausência de bom senso.
Vejo tanta gente de bom senso (teoricamente e para um público em geral) como cineástas, empresários, economistas entre tantos outros e me pergunto por que essa democracia tão bagunçada?
Não estou aqui recriminando ou discriminando alguém, mas ser político sem ter sequer o nível médio concluído é dose. Não estou querendo dizer que quem não o tem não serve, mas há tanta bobagem divulgada na mídia e tanta gente que se deixa influenciar por terceiros que a coisa deveria ser revista.
Outro detalhe: somos o maior país da América Latina e temos exemplos maravilhosos de administração pública educacional, na área saúde e transporte, além da reciclagem de lixo e outros materiais de uso descartáveis que servem para reaproveitamento em outras áreas, preservação da ecologia com sustentabilidade econômica e no uso de serviços básicos, moradia etc. Por que não copiar essas idéias (elas existem e foram divulgadas em "n" reportagens pela televisão aberta) em todo o país?
Falta de boa vontade política, de conhecimento, cultura e senso de governabilidade e responsabilidade pública.
Fiquei muito satisfeito com a decisão do STF - Supremo Tribunal Federal em ter acatado o pedido de denúncia feito pelo Ministério Público contra os 40 "mensaleiros" e apesar de Renan Calheiros não ter perdido o mandado de senador e presidente do Congresso (ele foi presidente das duas casas), grande parte dos senadores mostrou sua indignação publicamente, assim como a imprensa, opinião pública e o próprio Poder Judiciário que recebeu algumas denúncias contra ele por suas faltas. Aplausos também para os TRE's de todos a Federação, que não aceitarão inscrições de candidatos com ficha criminal.
Espero estarmos entrando em uma nova Era Política antes mesmo da reforma política e que nossos políticos sejam mais éticos, decentes e acima de tudo deixem de olhar para si, para voltarem os olhos ao povo que os elegeu.
É papel nosso, também, assumir uma posição menos passiva e passar a cobrar de nossos eleitos o que eles fazem por nós ou não.
Em quem você votou da última vez?
¿Até!

7 comentários:

Jú Carvalho disse...

Não deveria, mas eu ri muito! É o assunto é sério mesmo, mas a unica arma q nos dão é o tal título de eleitor, que acaba por ser uma piada, pq vc tem q escolher aquele que rouba menos x).
Muito bom o pot.
Muito bom o blog! ADOREI msm!
- brigada pela visita:)

Jú Carvalho disse...

Noooossa, eu não tinha te linkado ainda, destraída nem né rs. Mas agora tá feito :)

Alberto Pereira Jr. disse...

imagine só se não existissem leis?
com leis a vida já é uma balbúrdia.. pena q as pessoas insistem em não as cumprir.. e quem deveria zelar por elas é quem dá mais maus exemplos...

Anônimo disse...

Nem quero imaginar esse pais sem leis.. pois as que tem nem sempre funciona. Mas enfim... é o que temos e temos que nos basear nela para um convivio civilizado. Claro que muitos ja nascem com tudo isso de berço, indôle (escrevi certo). Mas Will, espero mesmo que estejamos entrando numa nova era politica, pois mesmo nós sendo a chave principal de tudo, pois nós temos o poder de voto, ainda não sabemos usa-lo direito. E temos errado feio!

Anônimo disse...

Oi...concordo com o que disse no começo do texto..as leis existem pq o famoso jeitinho e a politica de levar vantagem em tudo e as outras coisas que vc citou imperam por aki, onde ser honesto é quase uma qualidade quando deveria ser lugar-comum. espero que continuem não aceitando politicos com ficha criminal, pois eu vi em algum jornal(não me recordo qual) que queria botar isso a baixo. abraços e boa semana =]

Welton Nogueira disse...

concordo plenamente com tudo o que você expôs.
também escrevi sobre política lá no Cultura Erga Omnes

Tam... disse...

Willian...
vc não acha que isso tudo é natural?
faz parte do nosso instinto, no começo chamava auto-defesa, depois passou a ser egoismo e chegou au pé que tá hoje!
mas não seria de outro jeito, por que é humano!
o capitalismo é natural!!
roubou o lugar do socialismo, vc sabe disso!


Somos todos vendidos... e não poderia ser d eoutro jeito!