sábado, 8 de agosto de 2009

#143 - Todos somos crianças!?...

Conversando com minha ex-supervisora, num dia de feedback (numa mesa de bar ou algo semelhante), sobre os problemas que a afligiam no campo da chefia, a mesma comentava da necessidade de tratar seus subalternos como crianças. "Como assim?", indaguei. Foi então que ela comentou que as pessoas devem ser tratadas dessa maneira e não como adultos e num estilo mais "Fidel" de ser. É óbvio que, as pessoas chegam a certa idade, tornam-se mais maduras (teoricamente é assim) e não precisam de ninguém atrás dizendo-lhes o que é o certo ou errado ou o que devem fazer.
Fiquei pensando sobre tal assunto e, ao embarcar no metrô de minha cidade (Rio de Janeiro), deparei-me com inúmeras campanhas educativas do tipo: "ao embarcar, dirija-se ao centro do vagão para não atrapalhar os passageiros que embarcarão"; "não pare em frente as portas"; "deixe as portas livres para embarque e desembarque" etc. Pois é... A falta de uma boa educação e de conscientização de nossa população (principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo), além da falta de bom senso, fazendo com que o legislativo perca seu precioso tempo com a criação de leis para "domesticar" as pessoas. Parece que ninguém estudou ou ouviu falar em questões como: princípios, moral, ética, gentileza e bom senso. Além dos exemplos anteriormente expostos, também existem fatos que transformam-se em processos judiciais, como o uso indevido da internet em local de trabalho.
Freqüento o Ramatis (templo espírita) e por mais avisos espalhados pelo salão e orientações de todos os médiuns da casa, há sempre um elemento que deixa o bendito aparelho ligado para tocar no meio da reunião.
Até quando as pessoas serão tão imaturas ao ponto de perdermos tempo com leis para coisas óbvias?
¿Abraços!

Nenhum comentário: