quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

#166 - Estou de luto.

Luto: s.m. Sentimento de pesar pela morte de alguém; crepe ou traje preto, que se usa em sinal de dor ou pesar pela morte de parente; mágoa, tristeza; dor. (Do latim "luctu"). Ainda assim, acho engraçado quando vejo as pessoas no Orkut dizendo estarem de "luto" e paralelamente expõem fotos em que participam de festas e farras como se nada houvesse acontecido. Está certo que cada pessoa tem uma reação, mas a questão é que estão alterando o significado das palavras de uma forma bizarra.
Já vi no Orkut pessoas que se dizem de luto por gente que jamais viram e pessoas que colocaram status de luto e lá se mantêm até hoje.
A falta de leitura e um dicionário em casa fazem com que as pessoas digam coisas sem sequer ter noção do que falam ou escrevem e com isso agem com tolos. Estou de luto é só um exemplo das barbaridades que crianças e adolescentes escrevem nos sites de relacionamento. "Moleque piranha" ou "prostituto" são outros exemplos não muito raros de se encontrar. Alguns termos, até então vulgares, tornaram-se usuais e até aceitáveis, como "minha cachorra" etc. Está mais do que provado de que a ignorância não tem limites e se assim continuar, quem vai ficar de luto será a Língua Portuguesa.
¿Beijos!

Um comentário:

Fabi disse...

E se pergarmos um caderno de um estudante de oitava série?
(não generalizando, lógico)
Não sei se dá medo ou vergonha...