domingo, 28 de fevereiro de 2010

#169 - Sem educação, não há desenvolvimento.

No período que trabalhei no atendimento da Universidade Estácio de Sá, fiquei impressionado com a quantidade de gente querendo ingressar na faculdade sem noção alguma do que iria encontrar. Tenho inúmeras histórias para contar, como dos pais que ligam para obter informações para os filhos (geralmente numa situação de "desconforto", ao meu ver, do lado do telefone), decidindo sobre o curso que o filho fará etc.; namoradas ligando no mesmo intuíto e pessoas indecisas entre os cursos de Administração, Direito, Educação Física ou Pedagogia, gente perguntando se Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho eram os mesmos cursos e até uma infeliz (enfermeira) perguntando o que ela seria ao final do curso de Medicina e gente sendo reprovada numa redação, cuja nota mínima para se passar é 3,0. Infelizmente, essa é a realidade de nosso país.
Sem educação e cultura, não há senso crítico e muito menos criatividade e sem criatividade, não há novas idéias e evolução, não há bons serviços e com isso não há desenvolvimento.
E essa conclusão pode ser conferida nos camelôs, que vendem seus produtos a esmo e não têm a menor importância com qualidade, atendimento e são poucos que usam a criatividade para atrair um maior número de fregueses e com isso melhorar sua situação.
Também têm os motoristas de taxi, que são rudes e não usam artifícios para fidelizar e aumentar a clientela e assim suas rendas.
O mesmo digo das pessoas que não têm respeitam as outras pessoas, as sinalizações e acham que podem fazer tudo e que suas interferências não interessam a ninguém. Aí entram os religiosos fanáticos, que vivem trancafiados em seus templos, dominados por pastores corruptos e sem caráter, que insentivam seus fiéis à uma verdadeira guerra civil, além de tomarem o pouco dinheiro daqueles que crêem.
Como mostrado, a ignorância não traz benefícios, além de travar por completo o desenvolvimento do ser humano e consequentemente da região em que moram e por fim do país.
Enquanto acharem que o povo deve viver com esmolas ao invés de trabalho e que a educação deve ser imposta ou ao invés de ser cultivada, seremos sempre um país em "desenvolvimento". Portanto, prestemos mais atenção àqueles que elegemos e mais ainda, ajudemos aos mais próximos no que diz respeito à importância da leitura, educação e cultura.
¿Beijos!

Um comentário:

RICARDO D. SANTOS disse...

Sabe, o grande mal disso é relacionado a má educação de base (do ensino fundamental ao médio) que implica nessas situações, e vejo tb que infelizmente muitos optam por fazem faculdade sem almejar a profissão em si da qual gostaria de trabalhar, mas aquela que lhe dará mais lucro, e qdo vai fazer algum curso que no decorrer nao lhe agrada, acaba largando, perdendo anos de estudo pra nada... É triste nossa realidade educacional, e isso não só na esfera federal, como estadual e municipal!