quarta-feira, 10 de março de 2010

#170 - Fazer o bem, sem olhar a quem.

Vovó já dizia, há muito tempo "fazer o bem, sem olhar a quem" e essa ilustre frase tornou parte de meu cotidiano. Não quero dizer que eu sou a melhor pessoa do mundo e muito menos que esteja fazendo bem "a torto e direito". Infelizmente, ainda tenho muito que melhorar nesse aspecto, até porque o "bem" devemos construir a partir do próprio lar, mas procuro fazer o melhor. Muito se diz em fazer o bem, principalmente no âmbito religioso, aonde o objetivo maior é enaltecer a alguim Deus, segundo os fiéis. No entanto, psicólogos, neurologistas e epidemiologistas estão afirmando que agora está cientificamente provado: ajudar o próximo traz benefícios para a saúde de quem ajuda.
Fazer o bem é bom para o coração, o sistema nervoso, o sistema imunológico, aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de um modo geral.
Não quero aqui, dizer que "fazer o bem pensando em Deus" não seja bom. A questão é que muita gente esquece que devemos fazer bem ao próximo, pensando no bem estar do próximo. Como disse anteriormente, tento fazer, mas é complicado quando temos a missão de resgatar valores dentro de nossa casa e ter que conviver com o stress diário.
Confesso que poderia fazer muito mais do que já fiz ou estou fazendo. Lembro-me de quantas vezes elevei o "moral" de muita gente, que estava em baixa e hoje estão bem, atingindo seus objetivos e dando um salto de qualidade em suas vidas. Com o pouco que fiz, consegui poucas e boas amizades, nada de exuberante, um bom namorado e algumas pessoas que têm algum respeito por mim. Talvez seja muito pelo que tenho feito, mas ainda não é o suficiente para mim.
Lembrei-me então de ter visto uma entrevista com Selton Mello, no Programa do Jô, aonde ele pensa em fazer um filme aonde mostra a estória do palhaço, que faz as pessoas se alegrarem mas não tem que o faça rir. É mais ou menos a minha situação hoje... Procuro estender as mãos a quem precisa mas ainda não encontrei quem, realmente, se preocupe de fato comigo e esteja disposto a estender a mão.
Talvez, esquecendo desse propósito (da retribuição), eu consiga alcançar meu objetivo, como sabiamente prega o espiritismo e também São Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá, Francisco Cândido Xavier entre tantos outros.

Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

¿Beijos!

Nenhum comentário: