domingo, 20 de outubro de 2013

#201 - Saudades do Tempo da Vovó


Saudade da época em que se andava de bonde, em que a quantidade de ônibus era mínima e que a viagem de trem era tranquila. Saudade da época do Hot Dog, do Milkshake e da Banana Split e da boa música. Saudade da época em que íamos ao mercado e não ao supermercado ou hipermercado, conhecíamos o dono, seus funcionários e éramos bem tratados. Íamos ao cinema, às lojas e andávamos de ônibus, não precisávamos ser conhecidos para ser bem tratados.
Tenho percebido, dia-a-dia, que os serviços estão cada vez piores e as pessoas cada vez mais intolerantes.
Nos ônibus, além de ainda termos que passar por ruas esburacadas ou mal asfaltadas, temos que lidar com motoristas e cobradores mal humorados que sequer respondem ao cumprimento dado pelo passageiro e ainda com o agravante de ficarem "pendurados" o tempo inteiro no celular, seja falando ou nas redes sociais, dando pouca ou nenhuma atenção ao cliente.
Excetuando-se algumas lojas de vendas aonde os funcionários são comissionados, percebo uma tremenda má vontade das pessoas em servir às outras, mesmo que sejam suas atribuições.
Talvez essa seja uma consequencia da falta de uma base educacional e religiosa com foco nos princípios éticos e morais, de respeito ao próximo, à diversidade e principalmente de valorização do trabalho e dos profissionais, sejam eles quais forem. E não só o trabalho está desvalorizado, assim como o próprio ser, quando servem de "inspiração" para as músicas de funk.
O mais triste é saber que falta mão de obra na "base" e essas pessoas, mesmo com má vontade e atendimento aquém do que um cliente merece, têm emprego garantido por escassez de mão de obra. Por outro lado, muitos vovôs e vovós estão assumindo posições da base (para complementar a aposentadoria), que deveriam ser dos jovens. Ainda assim, percebo que poucos aproveitam essa oportunidade ímpar, de aprender com quem tanta experiência, com valor infinitamente maior do que qualquer conhecimento na melhor universidade do mundo.
Faço o meu melhor, busco orientar as pessoas para que procurem ser boas a cada dia e sempre que posso as incentivo e elevo para que dêem seu melhor.
Ah, vovó... que saudades de ti e da época da boa vontade.
¿Até!

Nenhum comentário: