domingo, 25 de janeiro de 2004

#15 – SOS Língua Brasileira

Essa é a cara que fico quando ouço meu chefe falando comigo ou quando leio a maioria dos blogs na internet.
:-S
Sob esse ponto de vista, sou chato mesmo e reclamo com todo mundo (eu disse: TODO MUNDO!) pela maneira que vêem escrevendo na internet. As pessoas não estão preocupando-se com a coisa mais elementar na língua portuguesa, que é o escrever corretamente... e observem que não estou sequer comentando sobre concordâncias nominal e verbal (coisa que o imbecil do meu chefe não estudou depois de ter feito 4 faculdades e um MBA). Gente... está comprovado e vocês são as maiores testemunhas disso. Aos blogueiros de plantão, gostaria de saber para os que têm o hábito de escrever à mão, quantas vezes trocaram "você" por "vc" e "não" por "naum" e outras barbaridades mais. A situação piora aos que sequer têm o hábito de escrever à mão, como foi no meu caso, em que quase esqueci como se pegava numa caneta... É mole uma coisa dessas?!... Um dias desses, eu li um blog que me deixou simplesmente arrepiado (e olha que nem tenho tanto cabelo para isso!). O camarada abusou do erro de ortografia, chegando a deixar-me horrorizado com a falta de prudência na hora de escrever. Um conhecido meu disse que era coisa de internet e que ele não se preocupava com isso. Crianças! Eu os peço encarecidamente para reverem essa postura diante da internet, pois estão carregando consigo o terrível hábito de escrever errado, o que pode acabar prejudicando-os numa redação para um bom emprego, no vestibular ou quando forem mandar um bilhetinho para aquela paquera (aos que curtem namoros à moda antiga). Cultivem o hábito de ler mais, nem que seja a coluna social de um jornal, desde que haja qualidade na redação. ¿Beijo para todos!
PS: Aproveitando a oportunidade em que peço SOS a língua brasileira, deixo uma música de minha ídola quando reclamava da MPB.
Arrombou a Festa
Ai, ai, meu Deus, o que foi que aconteceu
Com a música popular brasileira?
Todos falam sério, todos eles levam a sério
Mas esse sério me parece brincadeira
Benito lá de Paula com o amigo Charlie Brown
Revive em nosso tempo o velho e chato Simonal
Martinho vem da Vila lá do fundo do quintal
Tornando diferente aquela coisa sempre igual
Um tal de Raul Seixas vem de disco voador
E Gil vai refazendo seu xodó com muito amor
Dez anos e Roberto não mudou de profissão
Na festa de arromba ainda está com seu carrão
Parei pra pesquisar
Ai, ai, meu Deus, o que foi que aconteceu
Com a música popular brasileira?
Todos falam sério, todos eles levam a sério
Mas esse sério me parece brincadeira
O Odair José é o terror das empregadas
Distribuindo beijos, arranjando namoradas
Até o Chico Anísio já bateu pra tu bate
Pois faturar em música é mais fácil que em tevê
Celly Campello quase foi parar na rua
Pois esperavam dela mais que um banho de lua
E o mano Caetano tá pra lá do Teerã
De olho no sucesso da boutique da irmã
Bilú, bilú, fafá, faró, faró, tetéia
Severina e o filho da veia
A música popular brasileira
A música popular
Sou a garota papo firme que o Roberto falou
Da música popular
O tico-tico nu, o tico-tico cu, o tico-tico pá rá rá rá
Música popular
Olha que coisa mais linda, mais cheia de...
Música popular
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero a música popular brasilera
Pega, mata e come!

Rita Lee - Paulo Coelho