domingo, 19 de agosto de 2007

#79 - O negócio é integrar...

Há algum tempo ouço falar na tal de "integração de serviços". Essa integração é bastante vista no mundo virtual, aonde blogs, álbuns de fotos, vídeos, e-mails, jogos etc. são unificados em um único site, como no Yahoo! ou em vários dentro de um memso grupo como o Google. Aliás, uma excelente vantagem para os usuários ao oferecer diversos serviços em uma única conta.

E essa integração virtual chegou também ao mundo real, principalmente entre as empresas de telefonia, como no caso da Oi, Embratel, Brasil Telecom, CTBC, GVT , Sercomtel, Telefónica entre outras, que estão integrando os serviços de telefonia móvel a fixa e acesso a banda larga e tv a cabo em alguns casos. Algumas empresas deixaram de ser empresas de telefonia para serem empresas de comunicação. É o caso dos jornais, que em alguns casos lançaram suas próprias revistas e em outros entraram na televisão (aliás, fato já antigo).

Voltando para o caso da internet, no entanto, ainda não escapamos dos inúmeros cadastros que temos de preencher para acessar alguns serviços ou até fazer compras.

No meu caso, tento ao máximo reduzir a quantidade de cadastros, afim de não ficar com uma sério de contas on line ao ponto de perder-me e não saber como acessar.

No meu caso, uso para compras virtuais os sites do Extra, Lojas Americanas, Livraria Saraiva, Submarino, Shoptime como os principais além dos serviços de e-mail - iG, Yahoo!, Walla!, Google e entretenimento - Orkut, Blogger, Picasa, You Tube, Yahoo! etc.

A vantagem dos serviços associados é a opção de usar um único login, no caso dos serviços do Yahoo! e na maioria dos serviços da Google.
Entretanto, integração não quer dizer "menos trabalho". Ao contrário, alguns serviços são bem trabalhosos e manuseá-los é uma tarefa de paciência, não pela dificuldade, mas pela complexidade.

Gosto muito dessa onda de integração, mas fico preocupado com a quantidade de empresas dispostas a oferecerem o serviço para os usuários, pois quanto menos empresas, menor a concorrência e maior o monopólio.

¿Beijos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo... queria ver tb como integrar... mas é fogo, às vezes, tb. Mas... que amigos são esses que fazem o que fazem, conforme sua lista negra???? santo deus!!!!

Anônimo disse...

oie ,muito brigaduuuuuuuuu pelo carinho de sempre me perdoa a ausencia ,mas aos poucos estou colocando as visitas em dia,brigaduuuuu pelo carinho de seu voto e por tudo ,amigos sao anjos que iluminam minha vida e vc é um deles, bjssssssss

Anônimo disse...

A integração ajuda muito, mas concerteza o intuito das empresas não é o de nos ajudar..Bjs.

Anônimo disse...

Não importa do que é o mundo
O importante, são os seus sonhos...

Não importa o que você é
O importante é o que você quer ser...

Não importa onde você está
O importante é para onde você quer ir...

Não importa o porquê
O importante é o querer ...

Não importa suas mágoas
O importante mesmo, são suas alegrias...

Não importa o que você já passou
O passado guarde na sua lembrança ...

Não veja; apenas olhe...
Não escute; apenas ouça...
Não toque; sinta...

O mundo é um espelho; não seja apenas um reflexo
Só acreditando no futuro você conseguirá a paz para
alcançar seu sonhos...

Afinal, o que importa ?

Você importa ...

Um ótimo final de semana e obrigada por sempre estar presente no meu blog.

Ana disse...

Olha, Will, eu já tenho lá uma certa resistência com compra on-line. Ainda mais depois de ter problemas com uma entrega de um presente de casamento, meses atrás. Aí ferrou-se, mesmo.
Agora, a quantidade de coisas a preencher, parece cada vez maior...
Abração!
Gostoso te encontrar sempre no 7x7. Mas antes não linkava teu endereço. Desta vez foi mais prático retribuir a visita.
Valeu, amigo.
http://setexsete.blogspot.com

Fernanda disse...

Oi Querido !!!

Nossa, há quanto tempo que não passo por aqui! Mas gostei muito de tudo o que li !

Esse post, por ex, está muito bom.

Eu também penso da mesma: acho toda essa modernidade fantástica. Só o fato de poder comprar algo sem sair de casa me deixa muito feliz. Pra que ir ao shopping, pegar filas, ter que correr atrás do vendedor, ouvir pessoas 'xexelentas', etc, se podemos comprar o que queremos com apenas um click ? Eu apóio as compras via internet, desde que a empresa se responsabilize por eventuais danos. ( e ela tem que se responsabilizar mesmo ).

Agora esse 'apenas um click' é só maneira de falar mesmo. Nunca é só um click. Outro dia tentei comprar um livro no site da Saraiva, mas desisti.

Essa integração também é bem legal, mas também não deixa de ser um monopólio maquiado.

Outro dia estava pensando 'cá com os meus botões', e notei que eu sou uma pessoa 'googleholic!' Meu email é do Google - Gmail, estou no orkut e meu blog é Blogger! Tudo é Google. Gente do céu ...

Só fico com pena das demais cias. que terão que correr e se diversificar muito para não serem engolidas por outras!

Bom querido, é isso!

Saudades do seu blog! Prometo vir aqui sempre que possível!

Obrigada pelas visitas e recadinhos lá no meu 'cantinho!'

Um beijo e bom fds !

Fernanda