quarta-feira, 26 de setembro de 2007

#83 - Para aonde vai nosso país?

Certa vez ouvi numa entrevista do Ministro da Cultura - Gilberto Gil, que sua pasta tinha como meta a inserção de um dicionário na casa de cada brasileiro.
Fiquei feliz em saber de meta tão ambiciosa, porém eu fico triste a cada dia que passo quando leio determinadas coisas na internet e participo de conversas com outras pessoas. É triste, mas além da burrice de não saberem escreve o português corretamente, as pessoas são tão ignorantes que seguem o curso do rio sem nenhuma contestação.
A informática passou a ser requisito básico para qualquer emprego. No entanto, esqueceram o português de lado. Eu sofria quando abria as OS's nos sistema da Telemar, Oi e Velox. Uma aberração atrás da outra.
O pior é perceber que a quantidade de usuários "plugados" na internet vem aumentando cada vez mais e as pessoas não têm conhecimento do que é a internet, seus benefícios e maleficios.
Eu vejo o caso do Orkut, em que as pessoas usam o campo em que deveria ser colocado seu nome para escrever frases. Chamo de mal uso das ferramentas da informática. Outro caso bastante curioso é quanto aos SPAM's (programas que enviam "malas diretas") para os usuários fazendo-se passar por pessoas não existentes e que ao invés de serem ignorados, são respondidos como alguns exemplos abaixo:

-marcos:
vc ñ sabe ler ñ sou cssado ñ manda mais essas bosta ai ta xau.

- MaEl ¹²³ViDa:
oi gata me add ai vai...
vc é gata demais hein
beijinhos t+

- Shirley Gold:
filha de DEUSpor favor nao me manda mais esses tipos de mensagens pois nao me edifica nada e nao me interessa saber

- ??• PeT:
Eai Sua Safada Cachorra Vaca Td Bem Com Vc ????

- Louco:
VACAAAAAA!!!!!!! VÁ SE FUDER E FAZER PROPAGANDA EM OUTRO LUGAR!!!!

- Bruno:
vc é muito gostoza

- DJ alisson????:
vai tomar no seu cu vaca sua lesbica vagabunda de uma fica ;;;;;;;;;;;;;;.............

- jonas:
não apareça mais no meu orkut ta;;;;;;;;;;

- *Amor eterno*:
Se vc quiser ter amigos tudo bem, aceitamos vc numa boa , agora nao fique colocando essas msg p/ os outros é muito feio vlw...

- (CaiO)SOU:
VAI SUA PUTA SAI DA E O VC PARA DE MANDA ESSA PORRA

- patricia:
nao me mande esses saite de porna grafia por favor nao sao do meu interresseok

- Daise:
oi karen, deixa eu te dizer uma coisa... JESUS te ama e quer te salvar e te tirar dessa vida depravada que eh a sua.

- DéiaJAQUESperes:
Ô sapatona isto é o q tu deve gostar muito né? Enquanto isso o teu bebê deve estar transando e não deve ser contigo, pq ele não t agüenta +!!!!
LARGA DO MEU PÉ CHULÉ!!!!!!!!!!!!!

- Eunice:
Oi Olga, por favor leia a mensagem, é enviada com carinho: Salmos 119:1 e lembre-se Jesus te ama muito e quer o melhor pra você.

- ariane ALBÚM:
o pora para de manda viros no meu computador

- Maxsuel:
oi vc gostosa muito
meu msn maxsuel_lost@hotmail.com

- Toddy:
franga rabuda!
vai manda msg pra pqp!

- Ñ &ou dOnO dO:
vc nao manda pra min iso vio sua vagabunda eu tenho namorada
sua puta

- Barbara Santos:
não não só a sua visinha vaca galinha e piranha

- jonadson 100%:
PARA DE PUTARIA E Ñ ME MANDA MAIS ISSO...OBRIGADO

- Yasmin:
vai pra igreja

- adeilson:
oi mim add ai souza _adeilson@hotmail.com

- Weslley:
Converte mulher! Sae dessa vida!Se não vc morre, ee perde a salvação!Cada um vai presta conta pela suas ações, atos etc.
Jesus te ama!.. Deus não agrada com que vc o faz! Tem algo melhor para sua vida. O CORPO E TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, NAO FOI FEITO PARA PROSTITUICAO. Estamos aqui para dar mos frutos!Só vai ver a cristo quem anda em santidade

O pior é que esse palavriado, por vezes vem de crianças abaixo dos 15 anos, que além de não saberem escrever (o fazem muito mal e porcamente), não têm noção do que estão fazendo.
Qual foi sua decepção até hoje?
¿Beijos!

13 comentários:

Teks disse...

Kkkkkkkkk! Acho que metade do tepo que passo na net é deletando spams... Ainda bem que o G Mail elimina mutios deles. No orkut, perco tempo clicando não nos fakes... Fazer o que, né? Existe o lado bom e o lado ruim em tudo mesmo... Abração!

Anônimo disse...

Minha filha (17 anos) fica indignada porque eu escrevo frases inteiras, com pontuação e acentuação. Me nego a utilizar esse "código" que inventaram para a internet. O pior de tudo são os estudantes que acabam levando para a escola esse jeito estranho de escrever. Muitas vezes no início eu não entendia tudo que estavam querendo dizer. Isso acontecia quando lidava direto com adolescentes.

Do jeito que anda a educação, onde querem premiar com dinheiro alunos que tenham conceitos altos, não sei onde vamos parar. Antigamente estudar era um dever do aluno. Agora parece que eles estão nos fazendo um favor...

Beijinhos,
Márcia.

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

Olá Querido!

Como estão as coisas por aí? Espero que muito bem !

Ah, que dureza ... entrei numa comunidade no Orkut chamada "Eu escrevo certo em Português". Adorei saber que assim como eu, ainda existem muitas pessoas que escrevem frases inteiras, sem internetês (péssimo) e com pontos, vírgulas e concordâncias.

Confesso que já utilizei o internetês, mas nunca usei palavras de baixo calão, muito menos essas abreviações péssimas que estão por aí.

Tenho alguns primos teenagers. Eu digo sempre que não entendo nada do que eles escrevem. Eles dão risada ...devem me achar uma prima chata e 'quadrada!' he he . What can I do ?!

Eu fico indignada com alguns erros que vejo por aí. E tais erros vêm de pessoas que não poderiam errar.

A minha maior decepção até hoje foi ler o tal NERVOSO COM Z de um rapaz bombadinho sem nada na cabeça e, mesmo assim, passou no temido exame da OAB. E eu, estou aqui, 'batendo cabeça' pra passar.

Estranho isso!

Bom querido, fico por aqui.

Adorei o post! Muito bom ! Parabéns!

Beijos e bom restinho de semana,

Fernanda

Andre Vidal disse...

To lembrando dos meus parentes que respondem aos scraps e convites perfis falsos... Geralmente pedindo pra add....

Unknown disse...

E eu atrasada... só agora visitando sua casa nova, e adorei, diga-se de passagem.
Quanto ao post, tenho uma filha de 9 anos, e sei como é difícil administrar isso.
A gente toma todo cuidado do mundo pra educar e ensinar a forma correta das coisas, e logo a internet que era pra ser usada como ajuda acaba atrapalhando e nos deixando em dúvida quanto ao que fazer com esses absurdos.
Tento aproveitar o gancho pra dizer o que é errado, mas tem hora que o 'errado' é tão absurdo que desanima...rs
Adorei o post.
Beijos.

OS Z ETES disse...

Ah...é ridídulo ler essas coisas. Essas pessoas não sabem o que dizem. E o pior é que estão pensando estarem na moda, sabe? Para mim ela estão no sistema de alienados que fazem questão de escrever coisas esdrújulas para se sentirem antenadas e mais sociáveis. É uma pena!
Hoje eu vi escrito num blog "ti" ao invés de " te".
sei não...
Um cheiro,querido! Até!

OS Z ETES disse...

olhe...é esdrúxula, viu! É QUE EU TÔ LENDO UMA DROGA DE UM TEXTO EM ESPANHOL, ONDE É ESCRITO ESSA MESMA PALAVRA COM "J".
Aí troquei tudo! mas deixa pra lá!

Anônimo disse...

Ninguem mais faz questao de andar pelo lado certo se é que voce entende. Hoje em dia tirar zero em alguma prova é motivo de risadas e comentarios desnecessarios, mas o problema é que ninguem está interessado em mudar isso.
EU sou criticada por escrever certo quase sempre, e falar certo sempre.
Isso é algo assustador?
Bjos

Anônimo disse...

eu não escrevo muito bem, mas vc tem que ter pena de mim, acontece que eu não moro no Brasil, nem nunca estudei portugues :O(
Eu nunca consegui entender essas pessoas que acham o máximo escrever ridiculamente errado... No Tele Cine tem um horario que mostra filmes com legendas escrito no idioma internético, M_O_D_A
En quanto ao Orkut, tenho um amigo que diz que no Orkut não tem mais comunidades, tem favelas...
Beijos

Anônimo disse...

A língua portuguesa é o seu uso 'correto' ainda é uma grande discussão! Uns acreditam que a regra vem da oralidade, e que essa é realmente nossa língua, para esses não existem 'erros', mas sim variações. Outro acreditam que a regra é a verdadeira língua e essa deve ser seguida a risca. O que todos concordam e que a língua padrão é a língua de 'prestigio'. Devemos utiliza-la nas entrevistas, no nosso emprego, etc. Na formalidade..e muito pano pra manga uhuahuahua Bjs querido

Alberto Pereira Jr. disse...

a internet.. assim como o maior acesso a informação pode ser uma benção, ou perdição, depende muito do uso que se faz dela.. ou de quão preparados estão os usuários..

Anônimo disse...

Querendo ou não Controversy as pessoas esquecem que Orkut, Blog e derivados mostra o nosso comportamento, nossa intimidade. E de vez em quando por mais ridiculo que seja se colocarmos em nosso orkut uma comunidade "Detestoo Trabalhar", "Meu Chefe é uma b"... esquecemos que em alguma entrevista, em algum dialogo isso pode ser passado, e uma empresa ao te contratar e ver as comunidades que vc acessa nunca ira admitir um funcionario assim. Eu tento me policiar ao maximo na internet, em todos os aspectos.