domingo, 31 de agosto de 2008

#117 - É com G, J, X, CH, S, Z, SS, C ou Ç?

Mais uma vez bato nessa tecla e fico pasmo quando leio determinados blogs, perfis de Orkut e até mesmo o Yahoo! Respostas. O país, economicamente falando, está muito bem entretanto, a área de educação vai péssima (para ingressar na Universidade Estácio de Sá é necessário que o candidato tire no mínimo 3,0 na redação). O acesso à internet está aumentando mas o seu manuseio continua tosco. Escrevi há um tempo atrás sobre alguns navegadores e percebi que alguns deixaram de ser simples instrumentos para o acesso às páginas http. Não só carregam vários "plugins" como também podem ter suas aparências alteradas (o meu Firefox está com a cara do Navigator) e dispõem de ferramentas como dicionários (em várias línguas) e verificador ortográfico (grátis). Dando uma olhada na minha estante, encontrei a boa e velha gramática. E pude verificar a simplicidade em que é informado e mostrado sobre o emprego do H, do E ou I, do O ou I, do SC, do C, Ç, S ou SS, do S ou Z, do S ou X, G ou J etc., além dos parônimos e homônimos entre tantas outras regras simples, que deveriam ser utilizadas. Para quem não tem acesso à gramática, além do sistema on-line, um bom livro também ajuda e é bastante útil, desde que haja atenção à forma que está escrita, além da estória.
¿Beijos!

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá, td bom? ^^ Então, eu ñ sou nenhuma parnasiana, na internet, abrevio td! XD + sei escrever direitinho qdo solicitada. O problema é ver q vários jovens, antes d ter uma base sólida da própria língua escrita, já estão lendo e escrevendo no computador, e acabam aprendendo esse "internetês". Depois, pra tirar o hábito, é duro!! Como eu sempre gostei d ler mto e comecei a usar o computador dps d velha (XD), nunca tive nenhum tipo d problema em situações q exigem maior formalidade. + acho q a net é um mau (ou seria mal :D) vício p/ os jovens. Escrever corretamente é o mínimo p/ ser compreendido neste meio, afinal sem expressão facial e entonação d voz, fica mto difícil compreender o q querem passar aX pExXxouÁS ki xcréVIM AxXiM (senhor, o q foi isso?). [/maus tratos à língua portuguesa]
Beijos

Anônimo disse...

Olá! Olha eu aqui d novo! =D Bem, vamos lá. Eu comecei a blogar qdo tinha depressão, ñ tinha um amigo na escola, e estava me sentindo super mal na minha família. Ou seja, estava completamente sozinha. Então, o escapismo foi uma coisa natural, eu tinha um monte d idéias sobre o mundo e ninguém com qm compartilhá-las. Mas isso está mudando aos poucos. Acho q um pouco por isso a motivação p/ postar caiu. + td bem, tenho outras coisas a fazer no Anseios Secretos tbm ^^
Às vezes é difícil compreender o pq, mas tem mulheres q gostam d ser submissas, d se fazerem d coitadas, q ñ c importam d dependerem dos outros e até acham isso + fácil. Na verdade eu até compreendo, + ñ vou ficar aqui falando os motivos. O negócio é q uma boa parte dos preconceitos contra as mulheres elas mesmas ajudam a perpetuar. Lembra d um post seu falando sobre a última parada gay? É +/- por aí.
Estou começando a traçar planos + objetivos p/ alcançar meu sonho. Um passo d cada vez...
Sabe q eu estou aprendendo a me amar +? =)
Eventos de Anime são simplesmente o máximo! Me divirto mto ^^
Esforço p/ ser uma boa profissinal tenha certeza q ñ vai me faltar! Às vezes me pergunto se isso basta, será?
Eu ñ vejo d forma nenhuma o q a sub-cultura gótica tem a ver com religiões, + eu já estou satisfeita com a minha =)
Talvez o Galvão tenha até um lado bom, que são as pérolas q nos divertem durante tdas as transmissões! XD + mesmo assim, ñ senti grande falta dele na F1 qdo ele estava trabalhando nas olimpíadas ;)
bjos

Raquel El-Bachá disse...

Eu também fico besta com essas coisas. Os usuários do Orkut são campeões em erros gramaticais. Eu via um blog (Pérolas do Orkut) que tinha várias demonstrações disso.
Pior é que as pessoas não se esforçam nem um pouco para escrever corretamente e insistem em assassinar o português.
Beijos.

Anônimo disse...

Você tinha que ver onde eu trabalho. O monitor pega os trabalhos dos alunos para corrigir. Contou que quase chora quando vê os erros. Não só de português, mas de gente que está na oitava série e não sabe sequer produzir um texto. Paciência...

Anônimo disse...

Ah, esqueci de dizer: assinei o feed do seu blog, assim eu lembro de visitá-lo.

Anônimo disse...

Olá....lendo seu texto, concordei... já vi tanta coisa esquisita que fiquei até com dúvida se aquilo era português... uma pena que com tantos aplicativos nos navegadores (meu firefox é todo preto) as pessoas continuem escrevendo muito errado. abraços e boa semana!

Fabi disse...

Se todos fossem no mundo iguais a você...

Beijos!

Anônimo disse...

Sabe escrever e falar bem a nossa propria lingua não é um bem que todos os brasileiros possue.
Não é verdade?!??!
Vc tá bem... se cuida hein.