sábado, 25 de abril de 2009

#131 - Constrangimento ou Realidade?

Num vídeo do falecido comediante, "espanto", o mesmo comentava de algumas manias que o PT ajudou a procriar, como: preconceito, racismo, constrangimento etc. Deixando de lado, esse partido infeliz, venho falar sobre um assunto que está em voga no momento: o constrangimento.
Percebo que as pessoas estão exagerando quando o comentário é constrangimento ou então estão muito sensíveis ultimamente. Fazer um comentário do tipo: você é preto, você é gay, você tem deficiência, seu desempenho está aquém do grupo etc., transformam simples comentários em casos de justiça. Oras! Sejamos realistas e não hipócritas. Desde quando dizer para uma pessoa negra que ela é preta é sinal de racismo? Assim como dizer que um gay é "viado" e o cara (muitas vezes se sente uma mulher) sentir-se ofendido. É o cúmulo do absurdo as pessoas não assumirem o que são e levarem para o campo do constrangimento seus recalques e frustrações.
Fiquei sabendo que, pela NR 17 (Ministério do Trabalho), expôr o desempenho de uma equipe em um quadro público é constrangedor. Oras! Peloamordedeus! É o cúmulo do absurdo ter que manter em sigilo o desempenho ruim dos funcionários por ser algo "constrangedor", deixando de dar-lhe a oportunidade de mudar ou até querer melhorar diante do colega, levando-o a dispensa por não adequação as normas da empresa.
Tudo tem um limite. Se fosse assim, processaria as empresas que vendem pela internet por não entregarem (os produtos que eu compro) em minha residência, pelo endereço ser considerado área de risco. Nunca aconteceu nada a mim, mas já ouvi estórias de carros de vizinhos roubados e até mesmo do carteiro ter sido seqüestrado, levando-o a um período afastado da função para tratamento psicológico. E aí?!...
Das duas uma: ou está havendo excesso de mimo com as pessoas ou estas perderam a noção do que é realidade e constrangimento.
Para não haver constrangimento...
¿Abraços!

Nenhum comentário: