segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

#126 - Andar de carro é melhor?

Muito se discute sobre o caos no transporte público brasileiro e na dificuldade de locomoção nos grandes centros urbanos, principalmente em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Para esse post, vou limitar-me à cidade do Rio de Janeiro, na qual vivo e conheço melhor seus problemas, aonde poderei ainda apontar soluções para a melhoria na qualidade de vida dos usuários de transportes urbanos.
Para percorrer toda uma cidade, o meio de transporte mais barato e eficaz é o trem. Tal meio existe na cidade, levando em consideração que o usuário pode usar o serviço da Super Via, com abrangência no trecho da Zona Oeste ao Centro e daí integrar com o Metrô, que levaria até a Zona Sul (vide mapa cartográfico). Há também as Barcas que interligam o bairro Ilha do Governador ao Centro e do Centro à cidade de Niterói.
No entanto, o que temos é uma quantidade de ônibus enorme, ligando vários pontos da cidade, inclusive pontos em que o trem e metrô atuam, fazendo assim com que os engarrafamentos se tornem uma constante, principalmente em direção ao Centro, durante a semana. Além de não ser o meio de transporte mais eficaz, por conta dos inúmeros buracos que existem na pista de rolamento, por má educação e desrespeito dos motoristas e cobradores (a maioria), pelos motoristas de carros sem educação e altamente egocêntricos e principalmente pela quantidade de ruas estreitas que a cidade possui.
Uma solução para esse tipo de problema é com a integração dos sistemas de transportes (ônibus, barcas, metrô e trem) com extinção das linhas que fazem o trajeto em paralelo (ex.: metrô, trem e ônibus fazendo ligação de um ponto A ao B, simultaneamente). A integração ônibus x metrô x trem já ocorre, mesmo que de forma discreta mas ainda com as linhas paralelas. Os ônibus, ao meu ver, deveriam circular entre bairros não atendidos pelo metrô ou trem e no sistema de intgração, ligando os bairros às linhas de um dos dois sistemas, descongestionando assim o trafego na cidade. Para os que só usam o carro, por motivos próprios, deveria haver uma sobretaxa para dirigir-se ao Centro e incentivo ao uso de ônibus especiais (com tarifa maior que o normal e preço abaixo do custo de locomoção com o carro diariamente para o Centro).
Diga-se de passagem, o serviço de trem, metrô e barca, no Rio de Janeiro são os melhores da cidade.
¿Beijos!

2 comentários:

Raquel El-Bachá disse...

Oi William. Fui umas duas vezes no Rio de Janeiro no ano passado e fiquei maravilhada com o sistema de transporte coletivo. Se morasse ai, certamente não teria carro. Achei completamente desnecessário, ao contrário da minha cidade.
Aqui em Salvador o transporte coletivo é péssimo e custa caro. Somente os ônibus atendem a maior parte da cidade. O trem só atende ao subúrbio e só sei de reclamações dos usuários. O metrô é uma piada, pois apesar de pronto depois de 11 anos de obras superfaturadas e paralisadas por "falta de verba", ainda não está em funcionamento e liga o nada a lugar nenhum.
A solução é andar de carro e suportar os engarrafamentos cada vez piores dessa cidade que ocorrem a qualquer hora do dia e em qualquer local.
Beijos.

Fernanda disse...

Olá!!

Quanto tempo que eu não "passo" por aqui! Resolvi passar para saber as boas novas!

Adorei o post sobre o trânsito. Eu sou paulistana e convivo com esse problema. É um tédio. Mas confesso que a primeira vez que fui ao RJ, fiquei "abismada" ao ver que aí também tem trânsito. Eu peguei um congestionamento bem chato no centro, sentido zona norte. Nesse dia notei que esses quilômetros e mais quilômetros de congestionamento não são mais "privilégio" dos paulistanos.
Andei de metrô aí no RJ e gostei muito. Além de ser mais espaçoso, os trens tem ar condicionado,além de anunciar a próxima estação "in English" ! risos. Um luxo!

Concordo com vc. São os transportes alternativos que salvarão as grandes cidades desse caos chamado trânsito!

Bom, é isso!

Beijos pra você!

Se cuide,

Fernanda