sábado, 15 de agosto de 2009

#144 - A Coisa está preta!

Acordei pensando no porque das pessoas usarem o termo "a coisa ficou preta...". Até então, o cor preta é uma cor como outra qualquer e então resolvi buscar o significado da palavra e sua colocação em várias frases e conceitos que existem por aí.
A definição da cor preta ou negra é definida como a mais escura do espectro de cores. É também definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a mistura de todas as cores", em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza.
O preto é a cor das letras deste texto. O código hexadecimal da cor preta é #000000.
A cor negra está associada a morte, trevas, mal e outras conotações negativas, na cultura ocidental. O mesmo não acontece em algumas culturas orientais onde a cor do luto não é o preto, mas sim o branco.
A cor preta sugere: silêncio, morte, poder, misérias, maldade, pessimismo, tristeza, negação, dor, opressão, angústia, rock, introspecção e favorece a auto-análise. Quando brilhante, confere nobreza, distinção, elegância, masculinidade. Na associação material é tida como: sujeira, sombra, enterro, noite, fumaça, morto, fim, coisas escondidas.
Apesar de tantas informações, há de se convir que a cor em si tem deixado de lado o seu aspecto negativo e é muitas vezes associados a coisas nobres e elegantes. Quem nunca invejou aquele vestidinho preto da amiga, que chegou numa festa de gala? E quem nunca foi elogiado ao vestir-se de preto, elegantemente, escondendo assim as gordurinhas a mais em si? E o qual é a mais bela e rara: uma pérola comum ou uma pérola negra? Quantos artistas e personalidades com qualidades ímpares eram da raça negra e nem por isso eram pessoas "não iluminadas"? Além do fato de muitos equipamentos estarem sendo vendidos na cor preta, sujerindo assim elegância (apesar de mostrar também o quanto uma casa fica suja se não for feito faxina de tempo em tempo). Então, fica muito relativo quando se fala na cor em si para designar algo de ruim, sem querer aqui levar a coisa para o campo da cromoterapia ou religioso. Certa vez, li alguma coisa a respeito desse comentário ao racismo. Dizem que, falar mal da cor preta é o mesmo que criticar a pessoa da raça negra. Oras, pelo amor de Deus! Acredito e afirmo que o racísmo está dentro do próprio grupo que defende igualdades, assim como os que defendem os grupos gays etc. Todos somos um e não há nada de diferente, além da individualidade de cada um.
Quando a coisa ficar preta para o seu lado, observe bem se é aquela mulher elegantíssima que você tanto queria se aproximar ou se a conta de luz não foi paga no dia. Hehehe
¿Beijos!

2 comentários:

Fernanda disse...

Eu adoro a cor preta. Acho elegante e séria. É aquela que usamos e nunca erramos. Confesso que é a minha cor preferida.

Minha família tem o péssimo hábito de reparar nas cores das roupas. Eu sempre sou 'punida' por estar de preto. Todos falam que a cor é ruim, que demonstra o luto, maus sentimentos, etc.

Eu não concordo. Como você bem disse, a cor preta em outras culturas nada tem haver com o 'pessimismo, cultura dark, depressão, etc'.

Mesmo com todo esse misticismo, eu sou e sempre serei fã dessa cor. Não deixo e nem vou deixar de usá-la só porque, para muita gente, ela transmite só bad feelings.

:)

Beijos!!

Raquel El-Bachá disse...

Oi William. Eu adoro a cor preta e acho super elegante qualquer roupa preta. Adorei o seu texto.
Outra expressão que associam muito ao racismo é "amanhã é dia de branco" ao se referir aos dias da semana, de trabalho.
Beijos.