quarta-feira, 22 de julho de 2009

#141 - Individualismo x Egoísmo.

- Egoísmo: amor exclusivo de sua pessoa e de seus interesses; conjunto de propensões ou instintos adaptados à conservação do indivíduo.
- Individualismo: posição de espírito oposta à solidariedade; teoria que fez prevalecer o direito individual sobre o coletivo.
Pois é! Vejo que muita gente confunde individualismo com egoísmo e essa confusão me fez refletir sobre tais características e aonde elas se encaixam em mim. Já conheci pessoas egoístas e até mesmo individualistas. Algumas, conseguem ter as duas "qualidades" juntas o que faz com que não sejam bem vindas ao meu círculo social. Não estou aqui com intenção de pré-julgar ninguém, até porque é necessário que sejamos um pouco egoístas e um pouco individualistas, para não perdermos o foco do amor próprio. Mas fico chocado, ainda, com a quantidade de pessoas egoístas e individualistas. E por mais que a vida lhes preguem peças e lições, muitas pessoas não aprendem.
Todos nós temos uma dose de egoísmos, senão não faríamos as coisas por fazer. O interesse nosso vem a frente de outras coisas, no entanto, devemos agir com ética e respeito ao próximo. E quanto ao individualismo, temos que ser mas jamais deixar de pensar naqueles que podemos ajudar. Minha avó já dizia: "tudo demais, aborrece". Acredito que seja assim com tudo na vida, seja para algo de bom ou ruim. Em exagero, nada dá certo.
¿Abraços!

Um comentário:

André Hottër disse...

Will... nossa quanto tempo não entro no seu espaçõ... nossa. Esse site tem tomado todo o meu tempo todo vez que entro na internet. Espero que esteja tudo bem com vc... qualquer coisa só mandar um email. E quando vc vem para SP??? Abraços.