sábado, 17 de outubro de 2009

#154 - Futebol - O Ópio de um Povo sem Cultura.

Fico deslumbrado como um esporte pode atrair tanta gente fanática, como o futebol. Sou apaixonado por carros, adoro corridas automobilísticas mas nem de longe perco a voz por torcer pelos nossos brasileiros como o Massa, Piquet ou Barrichello (Hahahahaha, mas torcer para ele agora é piada). Gosto, torço e em algumas vezes até me exalto, porém nunca chego ao ponto de, no dia seguinte ao campeonato, dizer: "eu estou em primeiro lugar e você não"; "vou para o Japão"; "você foi vice no campeonato passado"; "eu sou o campeão" etc. em altos brandos e exaltadíssimo.
O fanatismo à esse esporte ou qualquer outra coisa é fruto de pouca ou nenhuma cultura de um povo ignorante. Gastam fortuna, todos os anos, de forma direta e/ou indireta, por conta do futebol, sabem nome de todos os componentes dos times torcedores e adversários e até mesmo nome dos estádios, árbitros e times internacionais.
Quando falo na "fortuna" gasta anualmente, levo em consideração o quanto cada pessoa gasta numa partida de futebol, direta ou indiretamente, que economizado, dá para fazer um bom investimento. Além do mais, há também o fato de que algumas torcidas não sabem comportar-se frente às demais pessoas, como é o caso do time do Flamengo, que em todas as vezes que sai vitorioso, tem seus torcedores quebrando tudo que vêem pela frente , gritando palavras de baixo calão além de agredirem verbalmente e fisicamente outras pessoas.
Aí, eu corro quando me respondem negativamente à pergunta "você gosta de ler?".
¿Beijos!

2 comentários:

fredysnz no final do juízo disse...

- futebol? só de vez em quando para ver alguns jogadores, porque é totalmente desnecessário!

Lucas Mateus disse...

Estava vendo as atualizações daqueles que sigo no Blogger quando me deparei com seu post sobre futebol. Você deve saber que falar sobre futebol, política, religião e música sempre acaba em confusão, né? Eu tento fugir desses assuntos o quanto posso pra não sair chamuscado, rs. Mas dessa vez, não teve jeito.

Concordo em parte no que vc exclamou acerca dos fanáticos por futebol. "Em parte" porque seu texto caiu no equívoco de generalizar todo um grupo da sociedade que aprecia o esporte. Eu, por exemplo, me acho fanático por futebol. Adoro ver a tabela do campeonato, fazer simulações, calcular quanto um time precisa pra (não) ser rebaixado, se o meu time vai para a Libertadores, se o jogador tal está rendendo, quantos gols, passes fez, etc. Sou de xingar, mandar o cara pra casa do baralho e dizer outros trocentos palavrões. Me altero mesmo, digo que sou outra pessoa vendo futebol. Tudo bem, isso pode ser perda de tempo, mas não é por isso que me acho ignorante. Como posso ser ignorante se sou formado, continuo estudando e tal? Se pago meus impostos, se não jogo lixo na rua, se me preocupo - e muito - com questões ambientais, se acompanho o trabalho dos políticos que votei. Enfim, isso não é ser "ignorante". Só porque me considero "fanático" por futebol sou burro? Uma coisa não tem nada a ver com outra. Se fosse assim, boa parte da população da Alemanha, #3 país mais rico do mundo, seria ignorante também. Afinal, eles são tão fanáticos por futebol quanto os brasileiros. Aliás, a média de público nos estádios alemães é a maior do planeta! Mesmo assim, a cultura alemã é riquíssima, repleta de artistas, pintores, músicos espetaculares... E seu povo as aprecia, e muito.

Quanto aos (pseudo)torcedores do Flamengo, esses sim são idiotas. Mas não porque são "torcedores de futebol", mas porque estes não tiveram a devida educação de dentro de casa. Se eles não torcessem pro Fla, com certeza estariam depredando a cidade sob outro pretexto. Eles não são torcedores, são marginais!

Em suma, uma coisa não tem nada a ver com outra. Fanatismo pode ser um motivo para se expor uma ignorância. Concordo, mas, como se define um "fanático por futebol"? Torcer? Ver a tabela do campeonato? Comprar a camisa do clube? Ou será ir ao estádio agredir outras pessoas (até matá-las), depredar prédios públicos... Será que isso é consequência do futebol ou da falta de base familiar, de educação?

Enfim, essa é minha opinião. Você tem a sua e respeito (claro, rs.). Parabéns pelo blog.