sábado, 24 de outubro de 2009

#155 - Não tenho o que fazer.

É verdade que o nosso sistema de telefonia, mesmo não sendo um dos melhores do mundo, avançou drasticamente depois de privatizado. Com isso, mais pessoas passaram a ter acesso a essa tecnologia e ao mesmo tempo conforto, muitas vezes conhecido como o "mal necessário", principalmente quando se trata de celular.
De minutos para pulsos, e depois de protestos diversos de que tal cobrança não contabilizava de forma clara o consumo dos clientes. Uma vez alterada a cobrança para minutos e o detalhamento das ligações nas faturas, pensei eu, que as pessoas teriam consciência para usar o telefone de forma equilibrada e necessária. Ledo engano o meu.
Há um tempo atrás, com o monopólio, os preços eram absurdos e ter um telefone era um verdadeiro luxo. Com o surgimento das empresas concorrentes na área de telefonia móvel e fixa, as pessoas começaram a usar o telefone de forma incontrolável.
Na área de telefonia fixa, CTBC, Telefonica, Brasil Telecom, Embratel e Oi (antiga Telemar) exceto as menores, passaram a disputar seus clientes de forma acirrada (leva-se em consideração que a Embratel atua na maioria dos Estados da Federação na telefonia fixa) e na área móvel com a Claro, TIM, Vivo, Oi, CTBC e Brasil Telecom e outras menores disputando não só entre si como também com as empresas de telefonia fixa.
Com isso, o ato de falar ao telefone se transformou em algo trivial ante a necessidade real de uso do mesmo. Ganham as empresas com receitas cada vez maiores por conta dos carentes que ligam para as centrais de atendimento em busca de uma "voz amiga". Peloamordedeus! Não me lembro de um dia sequer que tenha ficado em casa no ócio, ao ponto de ligar para alguém por carência. Em momentos de carência, um bom vídeo, livro ou um passatempo são os melhores remédios.
¿Beijos!

Um comentário:

Danielle disse...

Acredito que cada vez mais as pessoas se utilizem não só do telefone mais também da internet para se comunicarem por solidão,ou por puro ócio ou na realidade por falta de coragem de se expor ( fora a comodidade, não me exponho e não tenho que sair de casa). já que na nossa realidade a mídia vende que nada é o que parece ser, que o ser humano nunca é bom o suficiente,precisa usar pelo menos dez produtos de higiene para ser aceito, tem que emagrecer a qualquer preço (mesmo que morra para isso), tem que calçar e vestir padrões que não lhe cabem, ninguém é confiável(escondam as senhas, não use dinheiro só cartão e mesmo assim ó...)entre outros. Na realidade o ser humano nunca esteve tão acessível e ao mesmo tempo tão só, a pressão é cada vez maior e a busca por lucro também, afinal estamos em um país capitalista. A solidão em sociedade,de Freud, nunca esteve tão em alta. rsrsrs
Beijos da sua amiga dani_cultura.