domingo, 7 de agosto de 2005

#56 – Arte de Cu é Rola.

Fui nesse fim de semana ao CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil, encontrar-me com a Aninha, assistir algumas exposições em cartaz.
Senti-me em um primeiro momento, como se estivesse no MAM - Museu de Arte Moderna, pelas obras que estavam sendo apresentadas em uma mistura de luzes e cristais e efeitos em vídeo. Até então, nada demais, até muito bonito quando nos deparamos com imagens gravadas e exibidas na televisão no mínimo, imorais aos nossos neurônios. As imagens, em preto e branco, mostravam pessoas caindo em um canto da parede e o retrocesso e novamente a queda/ retrocesso. Outra, com um cara rodando em uma oficina tocando um violino. Além do cara dançando com os pés, dando a volta em um quadrado desenhado no chão. A pior imagem foi a entitulada "Tortura do Palhaço", aonde os palhaços (visitantes) assistiam uma tela com um palhaço sentado na privada, lendo revista, puxando papel, colocando entre as páginas da revista e com essa cena repetindo-se sempre. Outras duas eram um palhaço dizendo "Não, não, não, não..." e um levando um balde de papel na cabeça, ao abrir a porta. Detalhe: tirando o telão do palhaço dizendo não e do outro no banheiro, as demais imagens estavam na horizontal, fazendo com que os verdadeiros palhaços saissem com torcicolo na saída. Entratanto, a mais bizonha de todas as imagens foi a de um "cara", segurando a parte superior do pênis para cima e puxando a bolsa escrotal para baixo.
Agora eu pergunto: "se eu mandar minha sobrinha cagar numa folha de papel A4 e pedir para que coloque as mãos, os pés, a própria bunda e rosto, isso será considerado como arte?"
Façam-me o favor os críticos artisticos... Chamar de arte uma filmagem de um camponês abrindo um buraco no chão para fincar uma tora é o cúmulo do absurdo.Sinceramente. Se tiver que ganhar algum título por cultura artística, vou ficar ignorante o resto de minha vida. ¿Beijos!