quarta-feira, 29 de julho de 2009

#142 - Sentimento Eterno

É incrível como as pessoas levam certos sentimentos por tanto tempo e conseguem transferir por gerações a frente. Temos vários exemplos na tv e até mesmo nas telas de cinema. Na vida real, então, os exemplos são inúmeros, inclusive na sociedade (por ex.: racismo, discriminação religiosa) e a nossa família não fica imune a isso.
Morei em um prédio, cujo apartamento era do meu tio, que era "dividido" em dois grupos de pessoas que não se falavam entre si. Nunca gostei de "panelinhas" e muito menos de tomar partido de um ou outro grupo. E mesmo assim, tive que conviver por um tempo no meio de uma guerra que não era minha.
Ainda existem os casos que ocorrem dentro da família, aonde um parente que não se dá bem com outro, acaba não apresentando e não permitindo que sua prole tenha qualquer tipo de relacionamento ou coisa do tipo com os parentes desafetos.
Busco ser uma boa pessoa, sempre. No entanto, meus parentes (tios e primos, principalmente) são distantes, apesar de tão próximos e eu chego ao ponto de ignorá-los mas jamais odiá-los ou impedir que minha sobrinha tenha contato com eles. O que fizeram foi passado e não fico cultivando "as mágoas" adiante. Aliás, as únicas ocasiões em que minha família (tios, primos, pais etc.) são os enterros e no aniversário da caçula da família que é a minha sobrinha linda. Em março desse ano houve um evento que "reuniu" a família e sinceramente, não percebi diferença entre essa ocasião e uma festa de estranhos. Sempre há o murmurinho de que "fulano" não fez bem a "sicrano" que por sua vez sacaneou "beltrano". O que ouvi foi, resumidamente dizendo: "por que vou tratar o filho dele (noivo) bem, se no meu casamento o pai dele (do noivo) me sacaneou? Por que devo fazer diferente?".
Já disse e repito: quem vive de passado é museu e arqueólogo.
¿Abraços!

Um comentário:

Raquel El-Bachá disse...

Esses sentimentos eternos ou ressentimentos não deveriam existir, ainda mais dentro da família. Agradeço a Deus por ter um família bastante unida que quase não tem esse tipo de problema.
Cultivar esses sentimentos só faz mal a quem o faz.
Beijos.