quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

#163 - Prazer!

Prazer: (s.m.) Sentimento ou sensação agradável; jubilo; contentamento; alegria; divertimento; agrado. Na psicanálise Freud, o princípio de prazer é o desejo de gratificação imediata. Para a maioria das pessoas o prazer é uma palavra que evoca sentimentos conflitantes. Por um lado está associado com o que é bom. Mas por outro pode trazer uma reação tolhida por medo, de que o prazer nos leve a caminhos onde esqueceríamos deveres e obrigações, deixando nosso espírito se corromper pelo prazer descontrolado.
O prazer pode ser atingido através de várias maneiras, tais como praticando exercícios, comendo, sexualmente, escutando música, usando de drogas, escrevendo, realizando algo que, particularmente, cause prazer em um indivíduo, reconhecendo outrem, servindo a outro ou a um determinado ser superior (Deus, por exemplo, pelos cristãos) ou qualquer outra atividade imaginável. A dor, muitas vezes tida como oposto do prazer pela maioria das pessoas, também serve, às vezes, como motivo para trazer prazer a um indivíduo (conhecido pela terminologia médica masoquismo). Em geral, o prazer é uma resposta do organismo ou da mente indicando que nossas ações estão sendo benéficas à nossa saúde, daí o motivo de alguns atos serem tão difíceis de reverter, como: dieta, fidelidade carnal, desapego as drogas etc.
O exemplo de como o prazer funciona pode ser exemplificado no consumo de chocolate, segundo a nutricionista Flávia Morais: "o chocolate aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, ajudando a combater a ansiedade e a depressão". Essa tese é complementada com um estudo do endocrinologista Albermar Roberts, que diz: "nós temos, a partir da boca, a sensibilidade de mandar para o cérebro as características do prazer da alimentação. O sabor do chocolate estimula sensores desde as papilas gustativas da língua até o nosso cérebro, dando um prazer muito grande. É nutritivo e pode ser considerado um alimento de qualidade. Além disso, se destaca por transmitir uma sensação prazerosa a qualquer pessoa que experimentá-lo. Por isso, as pessoas devem tomar cuidado com o consumo em excesso para não tonar um vício".
E por falar em prazer, muitas pessoas a definem por uma ótica, conforme cada percepção:

"Todo prazer é erótico." (Sigmund Freud - psicanalista *1856/ +1939)
"É instintivo da mente humana que um homem mais deseje os prazeres que lhe são proibidos". (Torquatto Tasso - poeta *1544/ +1595)
"Os prazeres são passageiros, só a glória é perene". (Periandro - governador tirano - +583 a.C.)

Prazer: "tê-lo ou detê-lo?" (Willian A. Tirapelli)

¿Beijos!

Nenhum comentário: