sexta-feira, 26 de março de 2004

#25 Para que se esconder?

Ao presenciar uma colega de trabalho com a edição nº 41 da revista "7 Dias com Você" (editora Escala), cuja matéria de capa está entitulada como "Agora sou Gay!...", que fala sobre a escolha de homens e mulheres pela homossexualidade. Muito interessante tal matéria (por Flávia Pansica), tendo em vista que ela colheu vários depoimentos, mas com uma grande resistêncai na hora de tirar fotos, o que demonstra o receio da exposição diante de uma sociedade hipócrita. A seguir, vou expôr (calma gente!... ainda não é minha foto) alguns tópicos da reportagem publicada:

* Orientação Sexual
Há estudos que dizem (mas não provam) que a orientação sexual é moldada, em grande maioria, nos primeiros anos de vida, aonde o comportamento dos pais definem a identidade dos filhos. Será!?...

* Não é Doença
Aliás, estou com a minha saúde ótima e se homossexualidade for doença, não haverá leitos para tanta gente. Para se ter uma idéia, até 1994, homossexualismo era classificado como doença pela OMS - Organização Mundial de Saúde.

* A Lei Brasileira
Apesar de retrograda, percebe-se alguns avanços como o direito à pensão, pelo INSS, no caso de falecimento do companheiro. Apesar do preconceito, o Judiciário tem reconhecido a legitimidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo, criando assim jurisprudência para a matéria.

* Preconceito
Estudo revela que o Brasil é um país de contradições, inclusive com relação à questão homossexual. Abrigamos uma das maiores paradas gays do mundo, temos a maior visibilidade (América do Sul) com mais de 140 grupos, porém é assassinado um homossexual a cada dois dias. Além dos preonceitos em casa, na igreja e no meio político.

* Conversão
Há um projeto de lei (autoria do deputado Neucimar Fraga - PL/ES) que cria um programa de 'assistência a reorientação sexual', para apoiar àqueles que querem deixar de ser homossexuais. Aliás, isso acontece em muitos lares, aonde pais levam seus filhos para análises, enchendo assim os bolsos dos psicólogos (Vai que é sua Nanda!). Alguém quer se converter? Eu não!

* Curiosos
É grande o número de curiosos em conhecer 'o outro lado'. Vejo muito isso nas salas de bate papo em conversa com muita gente... cada um faz o que quer da vida, desde que com responsabilidade.

* Mudar de Lado
Muitos mantém relacionamentos héteros por medo, insegurança ou por estarem confusos. Assumir não é nada fácil, mas o jeito é continuar a luta e não forçar algo que te faça infeliz.

* Adoção
Apesar de polêmica, centenas de casais homossexuais receberam a guarda de filhos legítimos ou adotivos. Ainda posso ser pai...

* Entrevistas
Algumas das entrevistas, reveleram que homens e mulheres que tinham um relacionamento hétero, estavam insatisfeitos e quando experimentaram um relacionamento homossexual, se sentiram melhores e completos. Alugmas das pessoas ainda mantém uma relação dúbia e ainda se mantém enristidos por medo da reação da sociedade.

Não sou ninguém para dizer o que é bom ou ruim, mas peço a todos que lerem esse post, que façam uma reflexão na hora de se relacionarem com alguém, para não o fazerem por pura curiosidade, evitando que ambos se machuquem.¿Beijos!